Total de visualizações de página

domingo, 27 de maio de 2012

Hora da História

Hora da história...
Momento mágico onde você fala e todos ouvem e viajam na mais linda fantasia...MENTIRA!!!
Pelo menos no berçário!!!!Esse primeiro contato com a leitura é extremamente importante para que os pequenos criem o gosto por ela.

Na Educação Infantil esta experiência é muito significativa. As crianças  percebem, desde bem pequeninas a importância das letras e aprendem a reconhecê-las no nosso alfabeto para depois começarem a formar pequenas palavras.
Quando a professora escolhe um livro, tem na cabeça quela imagem linda de todos vidrados ouvindo a história, e vc pensa que na primeira vez que fizer uma roda tudo vai dar certo, NÃO VAI!!!, mas na segunda vez, TAMBÉM NÃO... e talvez dependendo da turma você vai passar quase o ano todo tentando que todos sentem, ouçam, fiquem quietos e não queiram pegar o livro. Não se esqueça que estamos falando de berçário, bebês, curiosos, egocêntricos, com a atenção muito curta, e com a capacidade de abstrair praticamente zero.
Mas não é por isso que vamos desistir, o objetivo nessa fase não é que ele compreenda a história para fazer uma interpretação dela numa ficha de leitura como se faz no ensino fundamental...rsrs
Nessa fase o importante é que a criança adquira o prazer e o hábito da leitura.
Em uma pesquisa com nossa comunidade escolar as mais 80% das famílias disseram não ter o hábito da leitura, então mais do que nunca é nosso papel proporcionar isso.
Criar o prazer pela leitura estimula a busca pelo conhecimento e traz para nossas crianças esse hábito tão importante.
Dentro da nossa rotina com uma criança que fica na escola 10 horas por dia, temos o compromisso  de ter uma hora de história de manhã e outra a tarde.
Leitura em locais diferentes, com materiais diferentes e com histórias diferentes...



Despertar a curiosidade nesses pequenos é maravilhoso... 

Nenhum comentário: