Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Brincando de encaixar

Nesta tarde fria com metade da turma presente... fica facil brincar com os encaixes em dupla....lindos...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pular, Pular, Pular...


 Realizamos essas atividades em dois dias diferentes,  o objetivo era o mesmo, aprimorar o movimento de pular. Notamos que a maioria ainda não apresenta domínio sobre esse movimento, alguns fazem mostram o desejo e sabem o que é PULAR mas não tiram os pés do chão, outros pulam com apenas 1 pé;  e há ainda aqueles que não compreendem ainda o que seja o pular.
Tendo tão variados estágios desse desenvolvimento, optamos por apresentar diferentes graus de dificuldade, nesse post mostramos o pular obstáculos com cabos de vassoura em 3 alturas finalizando com uma barra baixa onde eles deveriam passar por baixo. Caso eles não pulassem á altura correta o cabo cairia. Muitos pularam com pés separados, apenas os mais ousados pularam com os dois pés.


Outra variação para desenvolver o pular foi feita com quadrados desenhados no chão usando o próprio desenho do piso, eles deveriam pular de um quadrado ao outro seguindo a sequencia como se fosse um circuito, iniciando em um quadrado e terminando no mesmo. A maior dificuldade, foi seguir o circuito, eles não compreenderam que tinha que fazer toda a volta. O pular foi na sua maioria bem executado, apesar das perninha curtas ás vezes não conseguirem chegar no próximo quadrado.. rsrs!!!



http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/importancia-rolar-pular-dancar-movimento-creche-educacao-infantil-bebes-criancas-conteudos-cuidados-535429.shtml

Classificação de cores


Pra eles:  Brincando com bolinhas
Pra nós: Classificando cores


Objetivo:  Observar a capacidade das crianças de separar objetos por suas características, no caso bolinhas coloridas, separadas por cores.


Utilizamos algumas barracas e as bolinhas coloridas que temos na sala. Colocamos todas as bolinhas misturadas dentro de uma caixa e uma a uma as crianças iam pegando as bolinhas na caixa, eu dirigia no sentido de garantir que eles pegassem as bolinhas de todas as cores.
Ao pegar a bolinha os pequenos deveriam dirigir-se as barracas que estavam marcadas com uma bolinha pendurada na frente, indicando que ali deveriam ser colocadas as bolinha daquela cor.
Durante  a atividade percebemos que a maioria das crianças entendeu que deveriam colocar uma bolinha em cada barraca. Mas algumas crianças tiveram dificuldade de perceber que cada barraca teria apenas bolinhas da mesma cor. 
"A classificação operatória segundo Piaget consiste em distinguir as características dos objetos e agrupá-los de acordo com essas caracteríticas. ´´E classificando os objetos que a criança estrutura o ral, formando conceitos. A classificação é um instrumento intelectual através do qual a criança organiza mentalmente o mundo que a cerca. Para classificar é necessário abstrair as propriedades que definem os objetos e estabelecer relações de semelhanças e diferente entre elas..

Enquanto seriação operatória é um instrumento intelectual que permite ao indivíduo organizar mentalmente a realidade que o cerca. Para seriar é necessário que se estabeleça e ordene as diferenças existentes entre os objetos. A seriar se faz uma ordenação crescente ou descrecente de determinadas características dos objetos tais como peso, tamanho, espessura, cor, sabor. A seriação é um instrumento do conhecimento porque implica que se analise as características dos objetos e se estabeleça relações entre eles. Ao estabelecer essas relações o indivíduo amplia seu conhecimento."

Fonte(s):